Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

HISTÓRIA DO MUNCÍPIO DE CENTRAL BA


HISTÓRIA DO MUINCÍPIO DE CENTRAL/ BAHIA

O português Alberto Pires de Carvalho partiu de Jacobina para Xique-Xique, e mais tarde para Tiririca, residindo nesse povoado e adquirindo por compra as terras. No povoado de Saco dos Bois, vizinho a Itaguaçu, morava um fazendeiro que com a ajuda dos vaqueiros, cachorros e ferrões aprisionaram uma índia que denominaram de Felícia que com quatro anos estava mansa. Chegando ao conhecimento do Sr. Alberto Pires de Carvalho a fama da beleza da índia, foi conhecê-la, apaixonando-se, encontrando ali a futura esposa e mãe de seus vinte e quatro filhos que aumentaram a população de Tiririca e iniciaram futuramente a de Central.
O povoado de Riacho Largo serviu como ponto de apoio, daí as famílias cresceram, o que fez com que alguns começassem a procurar terras de maior produtividade. Foi assim que Izidro José Ferreira cuidou de fazer uma rocinha na região do Juá da Espera, ao nascente de Riacho Largo, em 1870. Não se contentando com as conquistas até ali, Izidro e outros começaram a trabalhar em novos objetivos, novas conquistas, com picadas na caatinga trabalhado por vários dias, eram quatro sendo os outros três os dois filhos Manoel, Lúcio Ferreira e o seu genro Francisco Ferreira dos Santos, vulgo Chico Ferreira.
Trabalhavam arduamente e dormiam na mata, sempre em direção ao nascente. No quinto dia de serviço, após ultrapassarem a área hoje, Central, voltaram um pouco, mas à noite não dormiram por causa da sede, pois não mais servia a água de caroá e outras plantas. Pela manhã, entretanto, viram pássaros voando numa só direção e Manoel Ferreira, destemido e curioso, viajou na direção do voo dos pássaros e, ao sair do sol, encontrou as pedreiras da toca Velha, mas sendo a toda de dentro, ao sul da outra e nela havia um pouquinho de água. Manoel Ferreira gritou seus companheiros e todos beberam à vontade, permanecendo ai por dois dias, planejando a volta para o Riacho Largo, até que encontraram a área que atualmente encontra se Central.

Geografia
Sua população no senso de 2010 é  de 17.027.
Total de homens é de 8.699 e de mulheres sendo de 8.328;
Total da população Urbana é de 8.165 e na Zona Rural é de 8.862

Hidrografia
Possui um  rico e belo, Riacho Largo, sua nascente e neste mesmo povoado e deságua no Rio Verde  daí para o São Francisco.
Rodovias:
 BA 052 Estrada do Feijão
 Todos esses dados sobre a população do município de Central encontra-se no site o IBGE acessando o link abaixo:


 BRASÃO DO ESTADO BAHIA




BANDEIRA DO ESTADO DA BHIA
 BRASÃO DO MUBICÍPIO DE CENTRAL


BANDEIRA DA CIDADE DE CENTRAL.


2 comentários:

  1. Nossa, que interessante. Acabei de saber que o Sr. Alberto e a índia Felícia foram avós de minha bisavó materna. E possivelmente, o Sr Alberto também é da família de meu pai. Muito legal, caso alguém tenha mais informações, gostaria muito de saber, desde já, agradeço!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que interessante. Acabei de saber que o Sr. Alberto e a índia Felícia foram avós de minha bisavó materna. E possivelmente, o Sr Alberto também é da família de meu pai. Muito legal, caso alguém tenha mais informações, gostaria muito de saber, desde já, agradeço!

    ResponderExcluir